júri e oradores convidados 2019
Liz Garnett é musicóloga, clínica coral e arranjadora de harmonía intimista, cuja investigação e prática exploram o tema da música e os seus significados sociais. Estudou música nas Universidades de Bristol e Southampton, depois lecionou na Escola de Música e Artes Performativas do Colchester Institute durante quatro anos, antes de se mudar para o Conservatório de Birmingham, onde foi Diretora de Estudos de Pós-Graduação até junho de 2009. É autora de The British Barbershopper: A Study in Socio-Musical Values (Ashgate, 2005) e Choral Conducting and the Construction of Meaning: Gesture, Voice, Identity (Ashgate, 2009) e é requisitada internacionalmente como formadora de performance e arranjadora de harmonia intimista.
O processo de pesquisa para o seu segundo grande livro envolveu a assistência a ensaios de mais de 40 coros, e essas visitas forneceram não apenas material para o livro, mas também um conhecimento profundo da dinâmica coral do maestro numa ampla variedade de contextos e estilos. Essa experiência continua a alimentar o seu trabalho como clínica coral, contribuindo para um discernimento dos problemas que os maestros e coros enfrentam e a eficácia de diferentes abordagens para os resolver.
Liz Garnett é uma das mais proeminentes arranjadoras e treinadoras de performance do Reino Unido, tendo dado formação e/ou feito arranjos a muitos dos coros e quartetos de topo do Reino Unido, e tendo sido arranjadora para grupos do Reino Unido, Irlanda, EUA, Canadá, Alemanha e Holanda. Foi júri da categoria de música de 2000 a 2013, diretora da categora de música LABBS de 2006 a 2009 e júri no Llangollen International Eisteddfod e no Sligo International Choral Festival, e durante 10 anos foi diretora e arranjadora de um coro de harmonia intimista chamado Magenta. A partir de janeiro de 2018, é diretora musical do coro masculino Telfordaires.
Vasco Negreiros nasceu em Portugal, tendo emigrado para o Brasil aos dez anos de idade, onde iniciou ao piano os seus estudos de música. Mais tarde, estudou Viola d’Arco e Canto, tendo-se especializado inicialmente em Direcção Coral.
Na Alemanha, concluiu o curso de Direcção na Musikhochschule Karlsruhe, seguindo Pós-Graduação (KapellMeister Ausbildung), também em Direcção, na Musikhochschule de Mannheim-Heidelberg. Concluiu em 2005 Doutoramento sob orientação de Owen Rees (Oxford), do qual resultou a edição facsimilada do Livro de varios motetes, de Frei Manuel Cardoso, pela Casa da Moeda – Imprensa Nacional de Portugal.
Como maestro, dirige regularmente o Vocal Ensemble, colaborando como convidado com diversas orquestras, no país e no estrangeiro, principalmente em programas de Música Antiga ou nas interpretações das suas próprias composições, tendo iniciado a sua carreira discográfica em 1989, com o CD «Brasil Barroco», que incluía música colonial em primeira audição contemporânea. Desde 1998 é professor no Curso Internacional de Música Antiqua de Daroca (Espanha).
Publicou ainda um CD triplo com a íntegra do ‘Livro de varios motetes’ de Frei Manuel Cardoso, pela editora Althum, assim como o resultado da sua investigação sobre Jerónimo Francisco de Lima: ‘Rabbia, Furor, Dispetto’, pelo selo discográfico Paraty, de Paris, muito elogiado pela crítica internacional. Para crianças, publicou pela editora mPmP (Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa) o CD ‘O Gato das Botas’, uma obra pedagógica orquestral de sua autoria.
Vasco Negreiros é Professor de Direcção e de outras disciplinas dos foros prático, teórico e auditivo, na Universidade de Aveiro. Realizou muitas edições musicais, principalmente no campo da Música Histórica e é conferencista e autor de diversos artigos e livros de índole musicológica.
Para além da actividade artística como maestro, dedica-se bastante à composição, tendo sido premiado na Bulgária, pelo seu Amen para coro infantil, realizando residência artística como compositor convidado do Festival Ketewan, na Índia, em 2017. Em 2019 foi o compositor convidado do Festival Estoril Lisboa, para o qual escreveu a obra ‘Peregrinações – sobre o livro de Fernão Mendes Pinto’, interpretada no Mosteiro dos Jerónimos pelo actor Luís Miguel Cintra e pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob direcção do próprio compositor.
Ēriks Ešenvalds é um dos mais requisitados compositores atuais, com uma ocupadíssima agenda, entre comissões e apresentações da sua música em todos os continentes. Após os seus estudos no Seminário Teológico Batista de Látvia e na Academia de Música de Látvia, foi membro do Coro Estatal Latvija. Em 2011 obteve a posição de bolseiro em artes criativas na Trinity College, em Cambridge. Ganhou múltiplos prémios pelo seu trabalho e realiza diversas residências internacionais, trabalhando na sua música e dando aulas.
Algumas das suas estreias incluem “Lakes Awake at Dawn” para a Boston Symphony e City of Birmingham Symphony Orchestra, “Whispers on the Prairie Wind” para a Utah Symphony e Salt Lake Vocal Artists, “St Luke Passion” para o Latvian Radio Choir e Sinfonietta Riga, e a sinfonia multimédia “Northic Light”, apresentada nos EUA, Canadá e Alemanha. A sua ópera “The Immured” estreou, com grande aceitação, na Ópera Nacional de Látvia em 2016. A sua escrita continua com comissões da Gewandhaus Leipzig e do Festival Grant Park Music, de Chicago. Em 2018 estreou a sua sinfonia multimédia inspirada em vulcões.
As suas composições aparecem em gravações do Trinity College Choir, Cambridge on Hyperion, Portland State Chamber Choir em Naxos, Latvian Radio Choir e Sinfonietta Riga em Ondine, ORA em Harmonia Mundi, e VOCES8 em Decca Classics, entre outros.
Patrick K. Freer é Professor de música na Georgia State University (EUA) e foi professor convidado na Universität Mozarteum de Salzburg (Áustria). Formado na Westminster Choir College e Teachers College, da Univerdidade da Columbia (EUA), dirigiu ou apresentou-se em 39 dos Estados norteamericanos e em 28 países, incluindo a regência, como maestro convidado, da Orquestra Filarmónica de Bogotá e da Voces LGBT de Madrid. É editor do International Journal of Research in Choral Singing, Past Editor of Music Educators Journal e membro do Comité Nacional de Pesquisa e Publicações dos EUA (American Choral Directors Association). Foi autor de 3 livros, 17 capítulos/seções de livros e de mais de 120 artigos na maioria das principais revistas do ramo, nacionais e internacionais.
JURY 2018
Borbála Szirányi licenciou-se, em 1997, em Educação Musical e Direção Coral na Liszt Academy of Music, tendo participado no mestrado em Direção do Prof. Peter Erdei, em Oxford.
Entre 1996 e 2015, trabalhou como professora de música e maestrina do coro infantil da Escola de Música da Hungarian State Opera House.
Em 1999, ministrou aulas demonstrativas no Instituto Kodály.
Desde 2000 tem ensinado, como professoara convidada, no Conservatório Central de Música de Pequim, onde o programa Kodály se iniciou sob sua direção. Os coros feminino e misto do Conservatório, fundados com a sua orientação, realizaram diversos concertos, com programas de música chinesa e europeia, trabalharam com o maestro chinês Muhai Tang e lançaram um CD.
Em 2000, foi professora convidada no programa Kodály na Holy Names College em Oakland, California.
Dirigiu cursos Kodály em Shanghai (2001), Cantão, (2005, 2006), Dublin (2013, 2014), Singapura (2013, 2014), País de Gales (2015, 2016), Bucareste (2016), Buenos Aires (2017) e Telford (2017).
Em 2010, dirigiu um workshop coral para o Hong Kong Treble Choir e em 2016 lecionou na 37ª Escola Internacional de Verão em Direção Coral, em Limerick.
É, desde 2010, professora do Instituto Kodály da Academia de Música Liszt Ferenc. Ministra regularmente cursos de pós-graduação para professores de música da Hungria. Desde 2014, ensina no Kós Károly Általános Iskola, parte do projeto Mintaiskola, da Academia de Música de Liszt. Neste projeto, experimenta e desenvolve, juntamente com os seus colegas, novas metodologias de técnica musical, baseadas no conceito Kodály, com o objetivo de atualizar e renovar a pedgogia musical húngara, tornando-a mais adaptada às salas de aula do século XXI.
Gonçalo Lourenço nasceu em Lisboa em 1979. Bacharel em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa, em 2005, onde trabalhou com o Professor Christopher Bochmann. Mestre em Direção Coral pelo College Conservatory of Music, em Cincinnatti nos EUA, em 2011, onde trabalhou com os Professores Brad Scott, Elmer Thomas e Earl Rivers.
Doutorado, em Direção Coral na Universidade de Indiana, em 2016, onde trabalhou com os professores Robert Porco, Carmen Téllez, Willliam Gray e Sven-David Sandstrom.
Na Universidade de Cincinnati, trabalhou, enquanto” Minor de Direcção de Orquestra”, com o Maestro Mark Gibson, tendo dirigido a 4ª Sinfonia de Tchaikovsky e o Concerto para Piano No.23 de Mozart. Neste momento, na Universidade de Indiana, trabalha com os Maestros David Effron e Arthur Fagen, tendo dirigido a 1ª Sinfonia de Beethoven, 2ª Sinfonia de Sibelius, a 4ª de Schumann e o concerto para Violino No.5 de Mozart.
Estreou peças no estrangeiro, mais especificamente na Islândia, a peça “Ça Va”, tocada pela Orquestra dos Jovens Músicos da Islândia, dirigida pelo maestro Gunnsteinn Olafsson, encomendada pelo próprio; pelo maestro J. D. Goddard e o Mastersinger Choir of Ohio, pelos “4 Motetos de Natal”. “Alma Mater”, para Flauta, Violino, Violoncelo e Piano, foi tocado pelos L’Ensemble Portique, também nos USA e pela Cincinnati Camerata onde estreou a sua peça” Hodie Christus Natus Est”, para Coro, Quinteto de Metais e Percussão, dirigida pelo maestro Chris Miller. Em 2011 o Maestro Daniel Paulson, estreou em Sacramento, USA, a peça “Desabafo”, para Coro e quarteto de Guitarras. Foi representante europeu no evento “I’m Pulse”, nas Filipinas, onde a sua peça “Ícore” foi tocada em Manilla. A Oratória “From the Ashes” ” para orquestra, coro, solistas e declamador foi estreada em Bloomington, no âmbito da sua dissertação de doutoramento na Universidade de Indiana. Em Portugal a sua música é efectuada por diversos coros de renome como o Coro Ricercare, Coro Odyssea e Coro Anonymus.
Enquanto Diretor Artístico teve oportunidade de dirigir o Coro Cincinnati Camerata, NOTUS e VocalEssence nos Estados Unidos. Foi Professor de Coro no Conservatório da Covilhã e fundador do Coro Odyssea e nessas funções estreou mais de 30 peças corais por compositores como Christopher Bochmann, Dennis Bathory-Kitsz, Marcus Tristan, Fernando Lapa, Sérgio Peixoto, Bem Ofer Amots, Domenico Ricci, Jiyoung Kim, entre outros.
Tem sido chamado como assistente do Coro Aguava, dirigido pela Maestrina Carmen Téllez, onde preparou o Coro e a Orquestra para as “Seven Last Words” de James McMillan. Fundou, em 2012, o Ensemble Instrumental Barroco “Exordium”, com o qual teve a oportunidade de dirigir obras como o Concerto Brandeburgo No.5 e o Concerto para dois Violinos de Bach.
Neste momento é o mentor do Estúdio de Direcção Coral, Studio Conducere e Professor de Coro na ESART.
Vasco Negreiros nasceu em Portugal, tendo emigrado para o Brasil aos dez anos de idade, onde iniciou ao piano os seus estudos de música. Mais tarde, estudou Viola d’Arco e Canto, tendo-se especializado inicialmente em Direcção Coral.
Na Alemanha, concluiu o curso de Direcção na Musikhochschule Karlsruhe, seguindo Pós-Graduação, também em Direcção, na Musikhochschule de Mannheim-Heidelberg. Concluiu em 2005 Doutoramento sobre o Livro de varios motetes de Frei Manuel Cardoso, sob orientação de Owen Rees (Oxford), do qual resultou a edição facsimilada do Livro de varios motetes, de Frei Manuel Cardoso, pela Casa da Moeda – Imprensa Nacional de Portugal.
Como maestro, dirige regularmente o Vocal Ensemble, colaborando como convidado com diversas orquestras, no país e no estrangeiro, principalmente em programas de Música Antiga ou nas interpretações das suas próprias composições, tendo inciado a sua carreira discográfica em 1989, com o CD «Brasil Barroco», que incluía música colonial em primeira audição contemporânea. Desde 1998 é professor no Curso Internacional de Música Antiqua de Daroca (Espanha), oferecendo pontualmente ainda diversos outros Master Classes e palestras.
Publicou um CD triplo com a íntegra do ‘Livro de vários motetes’ de Frei Manuel Cardoso, pela editora Althum, assim como o resultado da sua investigação sobre Jerónimo Francisco de Lima: ‘Rabbia, Furor, Dispetto’, pelo selo discográfico Paraty, de Paris, muito elogiado pela crítica internacional.
Nos últimos anos, para além da actividade artística como maestro, vem-se dedicando também à composição, prioritariamente para crianças. Para além do repertório infantil, tem escrito principalmente para agrupamentos de câmara, tendo as suas obras com harpa publicadas pela editora parisiense Harposphère, enquanto a sua restante produção é representada fundamentalmente pela AvA Musical-editions.
Actualmente debruça-se, entre outros assuntos, sobre o estudo da música do subcontinente indiano.