o júri FICA 2017

 

O FICA 2017 tem o prazer de anunciar o júri da 2017, composto por maestros atuais e experientes. 

 
BernieSherlockJURIFICA.jpg

Bernie Sherlock estudou direção coral durante dois anos, na Hungria, com Peter Erdei and Ildikó Herboly Kocsár, e direção de orquestra com Gerhard Markson, enquanto maestro principal da RTÉ National Symphony Orchestra, concluindo o Mestrado em Musicology and Performance, pela National University of Ireland.

·Em 2005, fundou o coro de câmara New Dublin Voices, vencedor de vários prémios internacionais. Conhecido pelos seus inovadores programas em concerto e pelo seu trabalho em televisão, rádio e registos áudio, o New Dublin Voices venceu diversas competições de renome, em França, Alemanha, Hungria, Finlândia, Itália, Bélgica, Inglaterra, Espanha e Eslovénia.

Com uma vasta experiência em direção coral, ganhou diversos prémios, de melhor direção e interpretação, em várias competições europeias. É desde 2007 a Diretora Musical da Culwick Choral Society, fundada em 1898, com quem tem preparado e dirigido muitas das grandes obras para coro sinfónico.

É atualmente Professora de Música no DIT Conservatory of Music and Drama, tendo lecionado durante vários anos na School of Music da Trinity College Dublin. Possui uma vasta experiência internacional, tendo integrado o júri de diversos concursos corais e ministrado vários e diversificados workshops em diferentes organizações. É uma animadora coral experiente, professora de direção e treino auditivo. É Diretora Artística da AOIC Internacional Conducting Summer School, desde 2008, e fundou a Kodály Society of Ireland em 1993, tendo dirigido o seu curso de música internacional entre 1993 e 1998. É a representante da Irlanda no World Choir Council.

António Vassalo Lourenço é Diretor Artístico da Orquestra Filarmonia das Beiras desde 1999 e do Coro Regina Coeli entre 1983 e 2008, é ainda responsável pelas classes de Coro, Orquestra e Direção da Universidade de Aveiro desde 1997. Com estes grupos tem dado particular atenção à música portuguesa, tendo realizado diversas estreias, primeiras audições modernas e gravações de obras de compositores portugueses.

Em 1996 terminou o mestrado em Direção de Coro e Orquestra pela Universidade de Cincinnati (EUA), onde também foi Assistente, tendo concluído o Doutoramento em Direção de Orquestra em 2005. Nesta universidade estudou Orquestração com Samuel Adler, Direção de Coro com Elmar Thomas, Earl Rivers e John Leman e Direção de Orquestra com o Maestro e Compositor Gerhard Samuel e ainda com Christopher Zimmerman, de quem foi Assistente de Direção.

Frequentou cursos de Direção Coral em Portugal, Espanha, França e Bélgica, onde trabalhou com Manuel Cabero, Josep Prats (Barcelona), Erwin List (Strasbourg), Hélène Guy (Lyon), Edgar Saramago, Fernando Eldoro (Lisboa), Paul Brandevick (Boston), Johan Duijck (Gent) e Laszlo Héltay (Londres) e realizou também estudos de Direção de Orquestra, desde 1990, em Portugal, Espanha e França com Octave Calleya (Roménia), Jeno Rehah (Hungria), Ernst Schelle (Alemanha) e Jean-Sébastien Béreau (Paris).

Foi Diretor Artístico do Festival Internacional de Música de Aveiro, entre 2000 e 2004 e, em 2006, criou o Estúdio de Ópera de Centro, projeto que tem desenvolvido importante atividade formativa e tem realizado produções de ópera por todo o país, e foi ainda Diretor do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro entre 2011 e 2015. É Diretor Artístico doFestival “Música em Leira” desde 2015.

Emanuel Pacheco nasceu em Matosinhos, aí iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música local.

De seguida trabalhou com Agripina Nora, que o preparou para ingressar no Conservatório de Música do Porto, onde concluiu o Curso Superior de Piano na classe da professora Helena Santos.

Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo enquanto tal, efectuado cursos de interpretação e técnica pianística com Sequeira Costa e com Carlos Cebro. Estudou Música de Câmara com André Gousseau e Günther Arglebe.

Impulsionado pelo Rev. Pe. Ângelo Ferreira Pinto, dedica-se à Música Coral Sacra tendo, neste âmbito efectuado vários cursos.

Trabalhou com O. Faulstich, F. Stoiber, H. Velten, António Mário, Eugénio Amorim, Johannes Göschl. Obteve o grau de Mestre em Musicologia, pela Universidade Católica Portuguesa, com o tema “os 12 salmos do Vesperal P-Va Cód IV de Estêvão Lopes Morago”.

Tem-se apresentado em concerto em Portugal continental, Açores, Bélgica, França e Alemanha, quer como solista, quer integrado em grupos de Musica de Câmara, quer como Director de Coro e orquestra.

Tocou com a Orquestra da RDP e participouno Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim. Ultimamente, muita da sua actividade musical passa peça direcção de coro.

É, desde 2004, professor no Curso Nacional de Música Sacra, em Fátima.

No presente, exerce funções diretivas e pedagógicas no Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian e dirige o Grupo Coral Paroquial Pe. Ângelo Ferreira Pinto de Perafita.